A sessão de podologia padrão dura aproximadamente de 40min até 1h00, dependendo do caso.

Ela é indicada não só para quem tem algum tipo de problema, ou patologia, mas também orienta sobre o corte correto das unhas, orientações para higienização de meias sapatos, sandálias cuidados e prevenção, uso correto de protetores para calos,separadores para halux valgus (joanetes), orientações e cuidados para pessoas diabéticas.

Além de avaliar e prevenir, a sessão dispõe de corte das unhas, curetagem (limpeza das unhas com brocas especiais) lixamento, retirada dos calos e hidratação intensa.

Uma grande parte dos que procuram a podologia, já possuem alguma patologia, que está relacionado á unhas encravadas para corte e correção. Nestes casos na maioria das vezes as unhas encravadas já se encontram com inflamação ou infecção. Em seguida vem unhas com onicomicose, grossas, calos e calosidades, rachaduras no calcanhar, olho de peixe, unhas geriátricas (unha dos idosos) e pés dos diabéticos.

Qualquer pessoa pode utilizar os benefícios da podologia, qualquer idade ou sexo. Até mesmo pés de recém nascidos podem estar com a unha encravada.

Com a podologia pode-se contar com toda confiança da procedência do material usado, pois são todos esterilizados em autoclave, e ou descartáveis após sua utilização.

Todas as pessoas deveriam usar e ter o hábito de fazer podologia, isso é amar os seus pés e ter uma melhor qualidade de vida.

Os resultados do uso de sessões podológicas regulares pode ser notado já na primeira sessão. Dependendo do grau da situação a visita ao podólogo mensal já basta, agora em outros casos é necessário de 15 em 15 dias, ou semanal , isso depende da patologia do cliente. Não é somente o trabalho do podólogo que resolve, o cliente deve estar preparado para receber toda a atenção do profissional, para assim ser positivo e gratificante o processo de cuidar dos pés.